Cataratas do Iguaçu, um espetáculo da natureza – Foz do Iguaçu – PR

Depois de visitar o Templo Budista seguimos em direção às Cataratas do Iguaçu, deixamos este passeio por último, pois sabíamos que a chace de sairmos molhados era grande 😉

Como passamos apenas um fim de semana em Foz do Iguaçu, tivemos que optar pelos passeios que mais queríamos fazer, sendo assim conhecemos apenas o lado brasileiro das cataratas. O lado argentino ficará para a próxima viagem…

As Cataratas do Iguaçu ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil e Argentina e foi criado em 1939. O parque abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil.

Em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu, foi a primeira unidade de conservação do Brasil a ser considerado Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pela UNESCO.

Compramos nossos ingressos e seguimos para a plataforma de embarque. No ônibus do parque, percorremos uns 10 km do centro de visitantes até o inicio da trilha que leva as Cataratas.

Durante este trajeto existem paradas para os passeios adicionais, como não fizemos nenhum passeio extra, descemos na parada em frente ao belo Belmond Hotel das Cataratas. É o único hotel localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu e com certeza tem uma vista espetacular.

Esta é a primeira vista que temos das Cataratas e logo percebemos porque são consideradas uma das 7 Maravilhas da Natureza. É de tirar o folego!

A trilha com um pouco mais de 1 km é realizada a pé, por passarelas no meio da mata. Durante todo o percurso existem vários espaços abertos para observação das cataratas. A trilha é bem tranquila e não exige muito esforço. Pelo trajeto ainda encontramos alguns quatis e macacos que pareciam não se importar com as pessoas em volta.

Também pudemos observar o pessoal fazendo os passeios de barco, que os levam até embaixo das quedas de água.

E chegando ao final da trilha, existe uma passarela de observação, que completa o passeio. Este local é conhecido como “Garganta do Diabo”, a mais deslumbrante das quedas, com aproximadamente 90 metros de altura.

Aqui é melhor usar capas de chuva ou você vai ficar muito molhado. Na ponta da passarela você fica realmente na beira do abismo, é uma sensação muito estranha e o visual deslumbrante.

No fim da trilha há elevadores que levam para parte superior, mas a fila é gigante. Após aguardar por algum tempo e a fila não sair do lugar, desistimos e continuamos caminhando, é uma pequena caminhada, vale muito mais a pena. Passamos pela Praça Santos Dumont e chegamos a uma praça de alimentação com lanchonete, cafeteria, banheiros, acesso a internet, loja de souvenirs e o restaurante Porto Canoas.

Neste ponto fica o embarque do ônibus para o retorno até o Centro de Visitantes.

**** Cataratas do Iguaçu
Localizada na Br 469, KM 18 – Foz do Iguaçu – PR
Aberto diariamente das 9h às 17h.
Atração paga, informações sobre valores no site http://www.cataratasdoiguacu.com.br