Conhecendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu – Foz do Iguaçu – PR

Ao pensar em Foz do Iguaçu nosso primeiro desejo era visitar as Cataratas, mas decidimos começar o dia com a visita a Usina Hidrelétrica de Itaipu. E nossa escolha de roteiro para o dia se mostrou muito boa. Saímos cedo do hotel em direção a Itaipu, usamos o aplicativo Waze para nos locomover, mas as ruas são bem sinalizadas, como era domingo, estavam bem tranquilas. Se você estiver de carro, como nós, cuidado extra com os radares, que são muitos…

O Centro de Recepção de Visitantes fica no final da avenida Tancredo Neves, à direita, alguns metros antes da barreira de controle da usina. Não tem erro 😉

Nossa primeira idéia era fazer o Circuito Especial, mas todos ingressos para o dia já estavam esgotados, por isso recomendamos se você quiser fazer esse passeio, faça sua reserva com bastante antecedência. Acabamos optando pela Visita Panorâmica,

Além disso, para quem estiver com tempo eles possuem outras atrações como Ecomuseu, Refugio Biológico, Polo Astronômico, Porto Kattamaram e você pode até fazer um Test Drive em um Carro Elétrico. Deve ser uma maravilha um carrinho assim para estacionar… hehehe

Carro Elétrico

Carro Elétrico

Nos dirigimos para o Centro de Recepção de Visitantes onde estão algumas maquetes e fotos da Usina e em seguida passamos para um auditório, onde teve a exibição de um filme sobre Itaipu com duração de uns 15 minutos.

A Hidrelétrica de Itaipu, é a maior do mundo em geração de energia. Esta localizada no rio Paraná, bem na divisa do Brasil com o Paraguai, sendo considerada uma das 7 maravilhas da engenharia moderna.

A Usina começou a ser idealizada na década de 60, porém teve suas obras iniciadas em 1974. Foi concluída em 1982 e somente em 5 de maio de 1984, passou a gerar energia.

Depois do filme seguimos até uma área externa para aguardar o ônibus, que nos levou para fazer o tour dentro do Complexo Turístico de Itaipu. A bordo um guia nos acompanhou durante todo o trajeto dando explicações sobre os locais visitados e curiosidades sobre a usina e sua construção. O guia explicou em 3 idiomas, Português, Inglês e Espanhol e foi bastante interativo com os visitantes.

A Usina de Itaipu é responsável por quase 20% de todo o consumo de eletricidade no Brasil e mais de 90% do consumo do Paraguai.

O trajeto passa pelo lago de descanso do Canal da Piracema e faz uma parada rápida no Mirante do Vertedouro, que estava completamente seco. São três vertedouros que são abertos somente quando o rio está muito cheio, o que pode acontecer durante o período de chuvas intensas, normalmente de dezembro a março.

Nesse Momento, todos aproveitaram a rápida parada, para tirar as famosas fotos, próximo ao letreiro da Itaipu Binacional 🙂

A visita continua no ônibus, passando pelas Catedrais e Condutos forçados, esses gigantes cilindros brancos enfileirados. É difícil descrever a imensidão do que é visto e todas as informações que nos foram passadas pelo guia.

Em seguida passamos por cima da barragem, de onde se tem uma vista espetacular, de um lado o Rio Paraná com Foz do Iguaçu ao fundo e, do outro lado o reservatório de 1.350 km², que abastece Itaipu.

A próxima parada foi no Porto Kattamaram, uma área com tempo de visitação livre e que conta com restaurante, píer e um deck, de onde se pode apreciar a paisagem do Lago de Itaipu.

A última parada foi no Mirante Central, onde o tempo de parada também é livre, onde você encontra banheiros, café, loja de souvenirs e serviços de fotografia digital.

Além de ter a mais ampla visão da barragem, com 7.919 metros de extensão e 196 metros de altura, o que equivale a um prédio de 65 andares.

Nesta parada também está o Painel do Barrageiro, obra de Poty Lazzarotto e Adoaldo Lenzi, em homenagem aos cerca de 100 mil trabalhadores, brasileiros e paraguaios, que ajudaram a construir Itaipu.

**** Itaipu Binacional
Localizado na Av. Tancredo Neves, 6702 – Foz do Iguaçu/PR
Aberto diariamente.
Atrações pagas.
https://www.turismoitaipu.com.br

CidadeFoz do Iguaçu - PR
3619 Visualizações



Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Rio Negrinho – SC

Ao pensar em Foz do Iguaçu nosso primeiro desejo era visitar as Cataratas, mas decidimos começar o dia co...

Pelas trilhas da Praia do Rosa – Imbituba – SC

Ao pensar em Foz do Iguaçu nosso primeiro desejo era visitar as Cataratas, mas decidimos começar o dia co...

Um Passeio pelos Parques de Curitiba – PR

Ao pensar em Foz do Iguaçu nosso primeiro desejo era visitar as Cataratas, mas decidimos começar o dia co...

Onde comer na Praia do Rosa – Imbituba – SC

Ao pensar em Foz do Iguaçu nosso primeiro desejo era visitar as Cataratas, mas decidimos começar o dia co...

Gramado – RS

Ao pensar em Foz do Iguaçu nosso primeiro desejo era visitar as Cataratas, mas decidimos começar o dia co...