Gramado – RS

Portal de Gramado

Portal de Gramado

Era uma vez em um reino distante, uma cidade linda e colorida. Essa é a sensação que temos ao chegar a Gramado, um pedacinho da Europa no sul do Brasil. Com suas construções imponentes, ruas muito bem conservadas e sinalizadas. Um lugar de pessoas alegres e bem educadas, porque quando você pensa em pisar na faixa de pedestres, os carros param quase que instantaneamente e se você precisar mudar de faixa ou manobrar seu carro? Todos lhe dão a vez!

Nossa pousada ficava a 4 km do centro, com fácil acesso a todos os pontos turísticos que escolhemos conhecer. Decidimos pelo final do ano, pois sabíamos que o tema natalino estaria presente na cidade…ahhh e como ela fica bonita. Ruas, casas e comércios não medem esforços em suas decorações para conquistar a atenção dos inúmeros turistas que invadem a cidade.

Os detalhes fazem toda a diferença e em Gramado não é diferente. Ao sair caminhando pela cidade você sempre acaba descobrindo algumas boas surpresas: belos jardins, ladeiras floridas, lojinhas encantadoras, arquitetura européia e restaurantes acolhedores. Bom, mas os restaurantes ficam para um futuro post.

São muitas opções de passeios em Gramado, então montamos nosso roteiro, selecionamos as atrações mais procuradas e iniciamos pelo Lago Negro.

Primeiro esta área era chamada de Vale do Bom Retiro. Mas um incêndio acabou com a mata que existia no local, então Leopoldo Rosenfeldt construiu um lago e plantou em suas margens pinheiros importados da Floresta Negra da Alemanha, dando origem ao nome, Lago Negro.

Ali você encontra lojas de artesanato, lanchonete, banheiros, mas o que mais chama atenção é sem dúvida o passeio de pedalinho no lago.

Você pode optar pelo tradicional Cisne, uma pequena lancha ou uma caravela, sendo que os valores dos ingressos diferem de acordo com a escolha, ficamos com o Cisne. O uso do colete salva-vidas é obrigatório. O passeio é muito agradável e o lago estava lindo com todas as hortências floridas ao seu redor.

No entorno do lago encontra-se uma pequena trilha, porém como havia chovido muito no dia anterior, não conseguimos percorrê-la.

Lago Negro
Rua A. J. Renner, – Bairro Lago Negro – Gramado – RS
Aberto diariamente, 24hs
Entrada do parque é gratuita. Pedalinho é cobrado a parte.
http://www.gramado.rs.gov.br/pt-BR/local/l/parques/lago-negro

Após o passeio no lago, avistamos uma torre que chama a atenção de todos que acessam ou saem do Lago Negro.

A Alemanha Encantada representa uma pequena vila medieval alemã. Com jardim florido e bem cuidado, estava ainda mais bonita com a decoração natalina. Anexo, possui uma loja de souvenirs e produtos diversos, além de um restaurante com pratos da culinária alemã.

A Torre da Princesa, possui cenário lúdico do quarto da princesa Rapunzel. E de onde pode-se ter uma vista panorâmica do Lago Negro. Atração paga.

Alemanha Encantada
Rua Bruno Ernesto Riegel, 713 – Gramado – RS
Aberto diariamente, das 10h às 18h – Fechado quarta-feira
Entrada gratuita
http://www.alemanhaencantada.com.br

Próxima parada, Mini Mundo. Ao avistar o letreiro, logo vem a cabeça que se trata de uma atração voltada para o público infantil, mas isso é um engano.

Com uma pequena fila, compramos os ingressos, entramos e o que vemos lá dentro é um mundo a parte.

É uma cidade em versão miniatura, que teve a sua construção iniciada em 1979 pela família Höppner. Com construções de diversas partes do mundo, que impressionam pela riqueza de detalhes e capricho dos seus criadores. As obras possuem uma placa com o nome e localização da construção original, além de algumas informação sobre o lugar.

Prepare a memória da sua câmera fotográfica, pois você vai precisar!!! Cada obra de arte, se é assim que podemos nomear as miniaturas que lá estão expostas, possuem um cenário muito bem construído e detalhado. Lá você encontra todos os tipos de construções desde luxuosos castelos até aeroporto.  Tudo foi construído exatamente 24 vezes menor do que a realidade.

Nesta mini cidade também circula um jornal, que relata várias pegadinhas que podem passar em branco para os visitantes mais desatentos.

O local possui um loja de souvenirs, onde encontramos vários itens relacionados com a temática do Mini Mundo e produtos importados de países da Europa. Também há lanchonete, banheiros e espaço para as crianças brincarem.

Mini Mundo
Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado – RS
Aberto diariamente, das 9h15 às 17h
Ingresso adulto R$ 24,00
http://www.minimundo.com.br

Dentre as várias fábricas de chocolate que encontram-se espalhadas pela cidade, escolhemos o Reino do Chocolate da Caracol. A visita começa em uma área onde podemos observar os funcionários fazendo o preparo artesanal de alguns tipos de chocolate. Mas ficamos separados por uma parede de vidro, onde apenas é possível observar uma amostra da produção.

Depois caminhamos por um corredor que nos leva a diversas salas temáticas que contam a história da relação do cacau e do chocolate com diversos fatos históricos. Há recriação de personagens e florestas, tudo com efeitos sonoros e visuais, além de placas explicativas.

Ao final desse corredor, existe uma estilosa cafeteria, toda decorada com bonecos, inclusive algumas cadeiras em formato de xícara. Pedido obrigatório, uma generosa caneca de chocolate quente…hummmmm acompanhado de uma vista maravilhosa.

Na sequência, há uma loja com os artigos produzidos, para quem já deseja iniciar as compras 😉

O Reino do Chocolate – Chocolate Caracol
Localizada na Av. das Hortênsias, 5382 – Gramado – RS
Aberto de domingo a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 e sábado e feriado, das 8h30 às 19h30.
Entrada R$ 10,00 por pessoa.
http://www.oreinodochocolate.com.br

No guia turístico da cidade, vimos a Praça das Etnias que nos chamou a atenção, pois sempre que podemos procuramos lugares que nos contam a história de nossos antepassados.

Na praça existem as casas das etnias alemã, italiana e portuguesa. As três culturas responsáveis pela colonização de Gramado. As casas alemã e portuguesas estavam fechadas quando visitamos a praça.

Foi aí que avistamos o Memorial Casa Italiana, a réplica de uma casa italiana, com o interior riquíssimo em detalhes por objetos doados pelos imigrantes. Esta casa foi originalmente construída em 1937 no interior de Gramado, e transportada para a Praça das Etnias, para constituir uma homenagem a cultura italiana.

Ela tem dois ambientes, o andar principal e o porão. No andar principal em madeira, estão os objetos relacionados a vestimentas, utensílios domésticos, móveis, livros e fotografias. O porão, em pedra maciça, contém as ferramentas agrícolas que eram utilizadas pelos colonos italianos, para garantir o sustento das suas famílias.

Memorial Casa Italiana
Localizado na Praça das Etnias – Av. Borges de Medeiros – Gramado – RS
Aberto diariamente, das 9h às 19h.
Atração paga.

 

Ao sair da casa, um cheiro suspeito e muito bom podia ser sentido a uma certa distância. Como bons farejadores que somos, falando em comida, hehehe encontramos uma feira. Só de lembrar ficamos com água na boca! Produtores locais preparam e assam em forno a lenha, ali na praça, cucas, pães, apfelstrudel, biscoitos e um delicioso pãozinho com linguiça… Irresistível!

Bem ao lado fica a Casa do Colono, com venda de produtos feitos de forma artesanal por colonos de Gramado, como biscoitos, doces, queijos, salames, massas caseiras, geleias, chocolates, sucos, vinhos, chimarrão, entre outras delícias da serra gaúcha.

Casa do Colono
Localizada na Praça das Etnias – Av. Borges de Medeiros – Gramado – RS
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h30 – sábado, domingo e feriado das 9h às 18h30
Produção de cucas e pães nos fornos: quartas, sextas, sábados e domingos.

 

Assim como a Catedral de Pedra de Canela, a igreja de Gramado também se destaca por sua fachada e jardim muito bonitos.
A Igreja de São Pedro foi construída com pedra basáltica e exibe belos vitrais com imagens sacras. O pátio ao redor reúne esculturas dos apóstolos, fontes e o tradicional relógio com termômetro, o que proporciona aos visitantes lindas fotos de qualquer ângulo.

Como realizamos a visita no mês de dezembro, havia uma grande árvore natalina no jardim da igreja e todas as noites acontecia um show para o acendimento da iluminação de natal.

Igreja São Pedro
Localizada na Av. Borges de Medeiros, 2659 – Gramado – RS
Aberta diariamente, das 8h às 21h.

Um ponto romântico fica na lateral da Igreja de São Pedro, a Fonte do Amor Eterno. Local onde casais apaixonados colocam cadeados como forma de simbolizar seu compromisso de amor eterno. Prática comum em outros lugares mundo afora, desde 2013, também está presente em Gramado.

Os cadeados são vendidos nas lojas do Boulevard, onde você também encontra um espaço para personalizar a plaquinha que vem junto com o cadeado.

Nos juntamos aos vários casais que estavam na fonte neste fim de tarde e também colocamos nosso cadeado 😉 Na nossa próxima visita a Gramado, vamos procurá-lo para ver se ele vai resistir, assim como nosso amor… hehehe

Fonte do Amor Eterno
Localizada entre a Igreja de São Pedro e o Boulevard São Pedro
Atração ao ar livre.

No fim de ano, acontecem vários shows natalinos pela cidade, o Natal Luz, há opções para todos os gostos e bolsos. Assistimos a shows gratuitos como o acendimento das luzes de natal da cidade e ao show de corais natalinos, que acontecia na Rua Coberta.

Dentre as apresentações pagas, escolhemos o Grande Desfile de Natal, que acontece na ExpoGramado.  Adquirimos nossos ingressos com antecedência pela internet. Como precaução também saímos da pousada bem antes do início do espetáculo e compensou, pois o caminho para chegar até o local do evento é um pouco confuso, mesmo usando o Waze.

No local há feira de artesanato, barracas com comida e bebida e banheiros.

Mas o melhor é mesmo o show! A iluminação é indireta para deixar transparecer as luzes dos lindos carros alegóricos que iniciam o desfile. Em vários momentos é possível ver a alegria nos rostos dos visitantes.

Os dançarinos, juntamente com os carros alegóricos, compõem esse espetáculo tão bem produzido e organizado. Para finalizar, é liberado do teto uma chuva de bola de sabão, que simula neve. Apesar de morarmos em um país de clima tropical a neve ainda representa muito bem esse clima natalino e nos remete mais uma vez ao clima Europeu que Gramado representa tão bem.

Grande Desfile de Natal
Localizado na ExpoGramado – Gramado – RS
Acontece na quarta, sexta e domingo às 21h30.
Atração paga.
http://www.natalluzdegramado.com.br

Gramado - RSRomânticosSerras
4020 Visualizações



Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Canela – RS

Era uma vez em um reino distante, uma cidade linda e colorida. Essa é a sensação que temos ao chegar a G...

Casa de Anita

Anita Garibaldi e Centro Histórico – Laguna – SC

Era uma vez em um reino distante, uma cidade linda e colorida. Essa é a sensação que temos ao chegar a G...

Onde comer na Praia do Rosa – Imbituba – SC

Era uma vez em um reino distante, uma cidade linda e colorida. Essa é a sensação que temos ao chegar a G...

Uma esticadinha até Puerto Iguazu – Argentina

Era uma vez em um reino distante, uma cidade linda e colorida. Essa é a sensação que temos ao chegar a G...

Fachada da Vinícola

Villa Francioni – São Joaquim – SC

Era uma vez em um reino distante, uma cidade linda e colorida. Essa é a sensação que temos ao chegar a G...