Pomerode – SC

Partimos de Jaraguá do Sul rumo a cidade mais alemã do Brasil, afim de explorar seus pontos turísticos, buscando maiores detalhes, pois já visitamos a cidade algumas vezes.

Aí nos perguntamos, será que a aconchegante Pomerode é uma cidade turística? Sim. A nossa constatação foi dada parte pelas placas dos carros, em sua maioria de outras cidades do Brasil e pelo grande número de pessoas nos bares, cafés, atrações turísticas e tirando fotos pelas ruas floridas.

Também nesse fim de semana estava ocorrendo o 11º Festival Gastrônomico de Pomerode, o que contribuiu para aumentar o número visitantes na cidade.

Pórtico Wolfgang Weege

Pórtico Wolfgang Weege

O Pórtico na entrada norte da cidade está bem conservado e apresenta um visual germânico. Inaugurado em 2000 é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, capital da Pomerânia entre 1720 e 1945. Após a 2ª Guerra Mundial, Stettin foi integrada à Alemanha Oriental e hoje faz parte da Polônia. Um portal digno de uma cidade que mantém as características de seus colonizadores europeus.

Pórtico Wolfgang Weege
Localizado na Rua Presidente Costa e Silva – Bairro Testo Rega – Pomerode – SC
Atração ao ar livre.

Logo após a passagem do Pórtico avistamos, mais edificações em estilo germânico e uma placa nos alertou sobre a Rota do Enxaimel. Para os leigos, Enxaimel é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados.

A Casa Comercial Weege, que marca a entrada da Rota do Enxaimel foi construída no final do século XIX e é tombada pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico – IPHAN. Hoje abriga a Casa do Agricultor com venda de produtos coloniais diretamente do produtor rural, tais como frutas, legumes, hortaliças e flores. Também vende biscoitos, melado, embutidos e conservas.

Casa do Agricultor – “Casa Comercial Weege”
Localizada na Rua Presidente Costa e Silva, 677 – Pomerode – SC
Aberta aos sábados, das 7h30 às 12h30.

O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha está em Pomerode, são mais de 240 em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada “Rota do Enxaimel”.

São cerca de 50 construções num percurso de 16 km. Inclusive, as belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens chancelados em nível federal pelo IPHAN.

Para registro, a pouco tempo nós participamos de uma caminhada noturna pela Rota do Enxaimel e tivemos a oportunidade de conhecer algumas das principais casas que preservam esse estilo, aconselhamos a quem for visitar dar uma passadinha nas ruas de chão paralelas a rua principal asfaltada.

Chama a atenção que as casas construídas no período da imigração, encontram-se em ótimo estado de conservação. As casas, em conjunto com um vale cercado por uma natureza deslumbrante, recompensam a visita que deve ser feita com tempo e sem limite de km, pois a cada curva uma nova edificação surge e das formas mais variadas.

Rota do Enxaimel
Localizada no Bairro Testo Alto – Pomerode – SC
Atração ao ar livre.

Avançamos pela cidade e chegamos a área central. Pomerode seguiu o padrão de crescimento típico das cidades alemãs, que têm como elemento básico de desenvolvimento a rua comercial, a Rua XV de Novembro. É nesta rua comercial paralela ao rio que se concentra o acervo mais representativo da arquitetura urbana de Pomerode.

Porém um pouco antes de chegarmos a Rua XV de novembro encontramos o Zoológico e a Vila Encantada.

O zoológico de Pomerode dispensa apresentações, uma atração turística bem conhecida da cidade e atrai visitantes de todas as idades. Aberto desde 1932, o Zoo Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina.

Já tivemos a oportunidade de visitar a área interna e indicamos. O zoológico é administrado pela Fundação Hermann Weege e contém cerca de 1,4 mil animais de 250 espécies diferentes, em 45 mil metros quadrados de área. Suas principais atrações são as girafas, elefantes, hipopótamos, zebras, leões, tigres, onças, pumas, jaguatiricas, lontras, emas, chimpanzés, ursos e uma diversidade de pássaros.

Zoo Pomerode
Localizado na Rua Hermann Weege, 180 – Pomerode – SC
Aberto diariamente, das 8h às 18h.
Ingresso R$ 24,00 adulto.
http://www.pomerzoo.org.br

Ao lado do zoológico está o Parque Vila Encantada, inaugurado no final de 2013. Possui como tema principal na sua fachada, um dinossauro, porém esta é uma atração que ainda não conhecemos, quem sabe numa próxima visita a cidade 😉

Parque Vila Encantada
Localizada na Rua Hermann Weege, 204 – Pomerode – SC
Aberto de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 19h.
Ingresso R$ 20,00 adulto.
http://www.vilaencantada.com.br

Se você é daqueles que adora levar uma lembrancinha para casa, dos locais onde visita, não deixe de conferir as lojas de artesanato da cidade. Muitas delas já encantam só pelas suas vitrines e fachadas.

Um pouco adiante, em frente a um conhecido restaurante da cidade, encontra-se o Teatro Municipal de Pomerode. O teatro foi inaugurado em 13 agosto de 2009, seu auditório traz o nome de Rodolfo Siewert, morador de Pomerode com forte influência cultural em sua época. O Espaço Cultural homenageia Hermann Gehrmann, alemão empreendedor, proprietário de um requintado hotel em Pomerode, nos anos 50. A Praça Cultural em frente foi denominada Marlene Dietrich, em referência a uma das maiores artistas alemãs.

Nesse dia pudemos visitar o teatro. A tarde estava tendo venda de artigos relacionados a dança no hall de entrada, e logo mais a noite, ali haveriam apresentações de dança. Possui amplo estacionamento e uma florida praça em frente.

Teatro Municipal de Pomerode
Localizado na Rua Hermann Weege, 111 – Pomerode – SC
Capacidade para 498 pessoas.

Ao lado do Teatro estão a pequena Rodoviária Municipal e o Museu Pomerano, aproveite para estacionar nesse local, pois as outras atrações se concentram nesse perímetro.

Praça de Torgelow

Praça de Torgelow

Em frente avistamos a Praça de Torgelow, a Torgelowerplatz, que recebeu esse nome para homenagear a cidade co-irmã de Pomerode, situada na Alemanha.

Torgelowerplatz

Torgelowerplatz

Inaugurada em setembro de 2010, possui esculturas de tamanho natural em concreto, com detalhes em pintura de bronze do artista catarinense, José Batista.
A obra retrata o trabalho através da figura do homem com a enxada e a mulher frente à educação dos filhos.

Uma pena que a placa que conta a história, está escrita apenas em Alemão, poderia também estar em Português, para facilitar a leitura dos brasileiros, que representam a maioria dos visitantes da cidade.

Praça de Torgelow
Localizada na Rua Hermann Weege – Pomerode – SC
Atração ao ar livre.

Agora sim, seguimos para a Rua XV de Novembro, a principal rua do comércio da cidade.

O que diferencia a Rota Enxaimel do centro de Pomerode é que as edificações do centro são mais imponentes e em sua maioria servem para abrigar o comércio local. Como tudo é muito próximo indicamos que continuem o passeio a pé. As ruas são muito tranquilas, apenas tenha atenção com a ciclovia que fica anexa as calçadas.

Novamente, o que nos chamou mais atenção é o estado de conservação das construções e o capricho dos jardins que as acompanham. Para quem quiser mais detalhes sobre o Centro Histórico de Pomerode, pode adquirir no Portal Turístico Sul um pequeno guia com informações sobre a arquitetura, curiosidades, fotos antigas e momentos históricos.

Apenas algumas curiosidades sobre construções que nos chamaram atenção:
Residência Pajenkampf – construída em 1926.
Restaurante Schroeder – construído entre 1940 e 1941. Inicialmente foi o Hotel Brasil e desde 1970 abriga o Restaurante Schroeder.
Casa Schwanke – construída em 1928. Apresenta telhado característico da arquitetura normanda “Krüppelwalmdach”, com mansarda.
Sobrado Hoge – construído entre 1943 e 1945, foi residência do ferreiro Emil Hoge.

O prédio da Prefeitura Municipal, é um caso a parte. Inaugurada em 21 de janeiro de 1970, com projeto de concepção arquitetônica modernista, tanto o projeto quanto o investimento para obra vieram de Brasília. Em sua frente fica a pequena e florida Greifswalderplatz.

Prefeitura Municipal de Pomerode
Localizada na Rua XV de Novembro, 525 – Centro – Pomerode – SC
Aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 – das 13h às 17h
http://www.pomerode.sc.gov.br

Típica praça de cidade de interior, é bem arborizada e acomoda parque infantil, bancos em concreto com divertidos mosaicos em azulejos, coreto para apresentações e uma choperia. Foi criada em julho de 1969 e foi nomeada em homenagem a Jorge Lacerda ex-governador de Santa Catarina.

Praça Jorge Lacerda
Localizada ao lado do Portal Turístico Sul – Pomerode – SC
Atração ao ar livre.

Portal Turístico Sul

Portal Turístico Sul

A vantagem de uma cidade do interior é que tudo é pertinho e falando nisso do ladinho da Praça, topamos com o Portal Turístico Sul. Ali funcionam a Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas.

Você também pode também tirar fotos usando trajes típicos alemães, comprar artesanato ou alugar uma bicicleta para passear pelas ruas da cidade.

Para ver a iluminação especial, que deixa ele ainda mais lindo, de uma passadinha no fim de tarde 🙂

Portal Turístico Sul
Localizado na Rua XV de Novembro, 818 – Praça Jorge Lacerda – Pomerode – SC
Aberto diariamente das 8h às 18h

E como havíamos comentado no ínicio desse post, estava rolando o 11º Festival Gastrônomico de Pomerode nesse fim de semana e depois de uma caminhada a procura dos principais pontos turísticos, nada melhor do que uma boa comida para fechar com chave de ouro a nossa visita a Pomerode.

Para informação:

– Acontece no Parque Municipal de Eventos;
– Estacionamento pago;
– Fácil acesso;
– Feira de Artesanato;
– Venda de comidas típicas alemãs, como cucas, bolos, pães recheados, biscoitos, linguiças, queijos, e muito mais.
– Variedade de restaurantes e choperias;
– Música ao vivo;
– Lugar aconchegante e tipicamente alemão, com bancos e mesas compartilhados.

Festival Gastronômico de Pomerode
Acontece anualmente, no mês de julho.
No Parque Municipal de Eventos – Avenida 21 de Janeiro, 2150 – Pomerode – SC

CidadesPomerode - SCSerras
4208 Visualizações



Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – PR

Partimos de Jaraguá do Sul rumo a cidade mais alemã do Brasil, afim de explorar seus pontos turísticos,...

Um Domingo no Centro de Curitiba – PR

Partimos de Jaraguá do Sul rumo a cidade mais alemã do Brasil, afim de explorar seus pontos turísticos,...

Schützenfest – Jaraguá do Sul – SC

Partimos de Jaraguá do Sul rumo a cidade mais alemã do Brasil, afim de explorar seus pontos turísticos,...

Fachada da Vinícola

Villa Francioni – São Joaquim – SC

Partimos de Jaraguá do Sul rumo a cidade mais alemã do Brasil, afim de explorar seus pontos turísticos,...

Oktoberfest – Blumenau – SC

Partimos de Jaraguá do Sul rumo a cidade mais alemã do Brasil, afim de explorar seus pontos turísticos,...