Um passeio pelas praias de Bombinhas – SC

Um dia na praia é uma delícia, independente da época do ano. No caso de Bombinhas até acho que agora é melhor, do que no verão, se você pretende passar apenas um dia.

Localizada no litoral de Santa Catarina, está 70 km ao norte de Florianópolis e 35 km ao sul de Balneário Camboriú. Existe um único acesso saindo da BR 101 e passando por Porto Belo, até chegar a Bombinhas. Vive lotado no verão, quem conhece a região sabe que pode perder algumas horas tentando entrar ou sair da cidade 🙁

Logo depois da sede da Polícia Militar, aparece o primeiro mirante, com vista para a praia de Bombas. Agora sim você está chegando a Bombinhas.

Bombinhas é a menor cidade do litoral catarinense, e ainda assim possui 39 praias, com características bem variadas. Ali você encontra desde baías com águas calmas, praias com mar agitado, e outras desertas com acesso, apenas por trilhas e costões.

A Praia de Bombas é a primeira que você encontra, com extensão de aproximadamente 2 quilômetros, possui águas tranquilas e cristalinas, muito procurada por famílias com crianças. Nos dias com maré alta, a faixa de areia praticamente desaparece.

Praia de Bombas

Praia de Bombas

Ao longo da praia ainda há vários ranchos de pesca, que no período de maio a julho saem para a tradicional pesca da tainha.

Possui uma boa estrutura para os turistas, com diversos hotéis, pousadas, supermercados, farmácias, bares e restaurantes.

Na sequência está a Praia de Bombinhas, que dá nome a cidade, é uma das mais procuradas pelos turistas. Um pouco menor em extensão do que Bombas, também possui águas calmas e cristalinas.

É onde está o maior centro comercial da cidade. A rua principal é cheia de lojinhas coloridas e charmosas, onde você encontra desde artesanato local até lojas de grife. Muitos restaurantes e as melhores pousadas a beira mar da região, também ficam em Bombinhas.

A Praia da Sepultura é super pequena, com apenas 95 metros de extensão, mesmo assim, encantadora. Contam os moradores mais antigos que a praia é chamada assim pela suposta existência da sepultura de um escravo, que teria sido morto após uma briga no local, em 1840.

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

O acesso é feito através de uma trilha, mas a caminhada é rápida e tranquila. Há estacionamento pago, no início da trilha que dá acesso à praia.

A praia é uma baia e fica virada de frente para Bombinhas. Suas águas transparentes e sem ondas são ideais para o mergulho livre. Mesmo que você fique apenas na beira da água, você já consegue ver muitos peixinhos.

No verão é preciso chegar cedo se quiser conseguir um cantinho na areia. E durante a temporada há no local aluguel de equipamento para mergulho livre, além de caiaque e stand up paddle.

Praia da Sepultura

Praia da Sepultura

Logo em seguida está a Praia do Retiro dos Padres com suas águas cristalinas, areia clara e ondas. É cercada pela Mata Atlântica, formando um cenário belíssimo.

A praia possui esse nome pois em 1967, foi comprada pelos padres salesianos de Itajaí, que ali construíram uma casa de retiro. Há também um camping que ocupa boa parte da praia, estacionamento e restaurante nesse local.

O acesso é complicado, pois a estrada é bem estreita e sempre tem carros manobrando para fazer o retorno. Continua valendo a dica, se quiser achar estacionamento – chegue cedo!

Uma paradinha no mirante para ter esta linda vista da Praia de Mariscal. A praia possui uma faixa de areia larga e extensa, tornando muito mais fácil encontrar um lugar para o guarda-sol e as cadeiras. Com mar aberto, águas claras e boas ondas, Mariscal é ponto de encontro dos surfistas da região.

Praia de Mariscal

Praia de Mariscal

Durante os meses de verão há barracas para o aluguel de equipamentos de praia e quiosques que vendem sucos, sanduíches e outros alimentos. Já no inverno as opções de comércio diminuem e as pessoas procuram a praia para boas caminhadas.

Canto Grande é uma pequena vila de pescadores e maricultores.  O lado oeste da vila, conhecido como Mar de Dentro, possui águas tranquilas, sendo um ponto de partida de muitas pescarias e passeios de barco. É uma região mais simples, possui alguns restaurantes, mercadinhos e lojinhas com artigos de praia e artesanato.

Já ao leste da vila, fica a parte chamada de Mar de Fora, que tem águas mais agitadas, com boas ondas para a prática do surf. Logo em seguida, separada por uma pequena ilha, está a Praia da Conceição. Totalmente cercada por morros, é uma praia bem protegida pelos ventos. Uma de suas principais atrações são as piscinas naturais, formadas no seu costão direito. É uma praia pequena em extensão e quase que exclusivamente residencial.

Estas são apenas algumas das lindas praias, que você encontra em Bombinhas, há muito mais por aqui para descobrir e se encantar!!!

Bombinhas - SCPraias
3245 Visualizações



Comentários (1)

  • José Francisco da Silveira says:

    Gostaria de morar nesta praia.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Anjo da Guarda Fest – Jaraguá do Sul – SC

    Gramado – RS

    Um Passeio pelos Parques de Curitiba – PR

    Pomerode – SC

    Farol de Santa Marta – Laguna – SC